segunda-feira, 30 de julho de 2012

Segurança e saúde na serralheria:

Um funcionário saudável colabora para que sua empresa produza mais e melhor. Para isto, devemos conhecer alguns métodos simples para reduzir acidentes internos e doenças ocupacionais (aquelas ocasionadas por serviços repetitivos), bem como zelar pela integridade física e capacidade de trabalho, tanto sua quanto de seus colaboradores.
A Constituição Federal (em seu Capítulo II “Dos Direitos Sociais”, artigo 6º e artigo 7º, incisos XXII, XXIII, XXVIII e XXXIII, dispõe, especificamente, sobre segurança e saúde dos trabalhadores) defende que o colaborador tem direito a diminuição dos riscos à vida, o amparo à saúde e segurança no ambiente de tarefas. Determina, também, que as tarefas sejam alcançadas em condições que ofereçam melhoria da qualidade de vida e realização pessoal e social. Essas são preocupações constantes de empreendedores de micro e pequenas empresas, porém as dificuldades econômicas, as deficiências de estrutura, a falta de conhecimento das leis e dos problemas do ambiente de produção induzem a desempenhar precariamente a legislação que trata da segurança e saúde no trabalho.
Desse modo, tanto o empregador quanto os empregados acabam por atuar em condições que podem gerar riscos à saúde e à segurança pessoal, sem falar de custos e processos trabalhistas à empresa que poderiam ser facilmente evitados.

Prevenção
 
Você já deve ter ouvido o velho ditado: É melhor prevenir do que remediar. É exatamente isso que deve ser feito. As ações devem ser planejadas tendo em vista possíveis resultados e prováveis riscos. São muitas as fontes de exposição ao perigo, por exemplo: qualquer aparelho, instrumento, utensílio ou condição de trabalho que possa gerar certa ameaça.
Para isso, vamos nos fazer algumas perguntas básicas sobre as condições de trabalho, visando deixar sua serralheria um local seguro e prazeroso.

Quanto à fonte de perigo É muito importante notar que
O trabalhador fica exposto ou em contato com determinada fonte? Quanto mais extenso o tempo de exposição ou de contato, maior será o risco;
Com que frequência que o funcionário tem esse contato? Quanto mais extensa a frequência de exposição, maior será o risco;
Qual a distância entre o colaborador e a fonte apontada? Quanto menor a distância entre eles, maior será o risco.

A experiência nos mostra que um bom ambiente de trabalho contribui para aumentar a produtividade, pois acrescenta a confiança e a autoestima, dando base ao comprometimento de todos e a colaboração interna.
Portanto, reconhecimento, antecipação, avaliação, prevenção e controle podem garantir que a saúde e a segurança em sua serralheria acabem sendo um grande sucesso.

FONTE: http://www.profissionaldoaco.com.br/noticia119.asp

0 comentários:

Postar um comentário