terça-feira, 15 de maio de 2012

Organização dos ambientes de trabalho na indústria gráfica:


Segurança no trabalho dentro das gráficas!

A boa distribuição das máquinas, dos postos de trabalho, das operações, a demarcação das áreas, a manutenção de pisos e escadas, a separação dos estoques, entre outros quesitos, compõem as condições necessárias para a qualidade de produção, operação eficiente e redução de desperdícios, contribuindo decisivamente para a prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais e para a satisfação do trabalhador.

A TH pretende elaborar um pequeno guia de cuidados que os trabalhadores precisam ter em seus ambientes de trabalho, por ramo de atividade, serão apresentados os riscos ocupacionais de cada etapa do processo produtivo, suas causas, possíveis repercussões na saúde dos trabalhadores e sugestões de medidas de controle. A apresentação detalhada e sistematizada auxilia a criar e implantar medidas preventivas adequadas. 

Em todos os temas em andamento foram abordados aspectos como organização e asseio dos ambientes, prevenção e combate a incêndios.

Vamos observar algumas empresas do ramo gráfico em Uberaba, no geral, para avaliar e orientar, daremos uma atenção aos pisos para ver se estão em boas condições de limpeza e conservação, se existem dificuldades no transporte de materiais devido à maioria das vias internas de circulação possuir largura inferior à necessária e não haver demarcação, resultando na ocorrência de trânsito simultâneo de pessoas e materiais, com riscos de acidentes.



Vias de circulação demarcadas e desobstruídas:


Nas empresas menores, é comum encontrar garrafas de café nas áreas de impressão, o que não é adequado devido ao risco de contaminação por produtos químicos.

Atenção aos equipamentos para combate a incêndios adequadamente distribuídos e sinalizados, e pessoal orientado sobre o uso destes, porém, principalmente nas áreas de impressão, os equipamentos não podem estar obstruídos, dificultando ou impedindo o acesso em casos de emergência.

Nas gráficas de menor porte, no geral, o armazenamento de materiais é inadequado, não havendo separação dos tipos de materiais, isolamento das áreas, rotulagem de identificação dos produtos químicos, além produto mantidos nos setores da produção com as embalagens abertas, prática que aumenta a concentração de vapores de solventes orgânicos no ambiente e o risco de incêndio. Precisa ser feito um trabalho bem elaborado.



Distribuição organizada de produtos químicos nos locais de uso:

Panos usados na limpeza dos rolos de impressão não podem ser acondicionados em tambores desprovidos de tampa, o que gera mais uma fonte de contaminação de solventes orgânicos no ambiente.



Recipientes com tampa para descarte de panos de limpeza:

Alguns postos de trabalho requerem adequação, como para o uso de computador na etapa de pré-impressão e para quase todas as atividades de pós-impressão.


Postos de trabalho adequados:


Na rotina do trabalho, em geral, as inadequações de organização vão se instalando aos poucos e freqüentemente não são percebidas como problema e sim como naturais, não sendo motivos para desencadear intervenções por parte dos empregadores ou dos empregados. 


Manter o ambiente de trabalho organizado é um desafio de gerenciamento e planejamento, mas que deve ser encarado em razão dos benefícios para a empresa e para o trabalhador.

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