quinta-feira, 26 de abril de 2012

Ruído excessivo no trabalho:


Ruído excessivo no trabalho aumenta o risco de um ataque cardíaco, fique atento!

Publicada por  Dr. Tufi Dippe Jr 


Um estudo avaliou as condições de trabalho de aproximadamente 6.000 funcionários com mais de 20 anos de idade, e constatou que a presença de ruído excessivo no ambiente de trabalho associava-se a uma maior prevalência de fatores de risco para doenças do coração, como tabagismo, excesso de peso e pressão alta.
Consequentemente, tais trabalhadores também apresentavam uma maior probabilidade de desenvolver doenças cardiovasculares. Os pesquisadores realizaram entrevistas domiciliares detalhadas que englobaram informações sobre o estilo de vida e saúde ocupacional, avaliações médicas e exames de sangue.Os participantes foram divididos em dois grupos: os que eram submetidos a um ruído excessivo e persistente no ambiente trabalho, e aqueles que não eram submetidos a tais condições.
Um em cada cinco (21%) dos funcionários disseram que trabalhavam sob condições de ruído excessivo por quase nove meses consecutivos durante o ano.A maioria destes trabalhadores eram homens com idade média de 40 anos.Eles eram mais propensos a fumar e apresentar excesso de peso.Trabalhadores de locais com ruído excessivo eram duas a três vezes mais propensos a ter problemas cardíacos, quando comparados com os seus pares que trabalhavam em locais mais silenciosos.
Esta associação era particularmente forte entre os trabalhadores com menos de 50 anos, que representaram cerca de 80% do total da amostra. Eles tinham entre três a quatro vezes mais probabilidade de sofrer de angina do peito ou infarto do miocárdio (ataque cardíaco).Os exames de sangue desses trabalhadores não indicaram níveis particularmente altos de colesterol.No entanto, a pressão arterial diastólica (pressão arterial mínima), foi acima do valor normal, uma condição conhecida como hipertensão arterial diastólica isolada (HADI).Este achado foi um preditor independente de problemas cardíacos.A HADI foi duas a três vezes mais comum entre trabalhadores de locais com ruídos excessivos.
Os autores do estudo acreditam que um dia de trabalho "barulhento" pode ser um poderoso agente estressor para o coração, como uma forte emoção ou um esforço físico intenso."Nossos achados sugerem que a exposição ao ruído excessivo no ambiente de trabalho é um importante problema de saúde ocupacional e merece uma atenção especial", enfatizam os autores do estudo.

Fonte: British Medical Journal.

0 comentários:

Postar um comentário